
O Bell AH-1 Cobra é um helicóptero de ataque que partilha os mesmos componentes que o UH-1 Huey, motor, transmissão, e sistema de rotor. Ele é normalmente chamado de: “HueyCobra”, “SeaCobra”, “SuperCobra”, “Whiskey Cobra”, “Zulu”, “Viper” ou “snake” dependendo do modelo.

O protótipo Bell XH-40 fez o seu primeiro voo a 22 de Outubro de 1956 e entrou em produção no mesmo ano que o HU-1. A designação “UH” significa as iniciais de “Utility Helicopter” (Helicóptero utilitário. O UH-1 fez parte da teoria de cavalaria aérea, como nas outras novas tácticas (daquele tempo) por serem altamente móveis através de uma grande área. Ao contrário de antes, não permaneciam e nem lutavam em longas batalhas. Em vez disso o plano era que as tropas transportadas pelos Huey variavam pelo pais para poder lutar em lugares onde o inimigo era assinalado.

Cedo se percebeu que os Huey não sendo armados eram vulneráveis ao fogo de terra dos vietcongs e dos norte-vietnamitas, particularmente quando eles descem nas zonas de aterragem para os militares poderem entrar em acção. Em 1962 um pequeno número de UH-1A foi usado para escolta armada com metralhadoras múltiplas e rockets. A expansão maciça da presença americana no Vietname abriu portas a uma nova era da guerra aérea. Os “Ponta-de-Lança” das tácticas americanas foram os helicópteros, dai que a protecção destes tornou-se vital.

Em Junho de 1967 os primeiros AH-1G HueyCobras foram entregues. Originalmente designados como UH-1H o “A” para designação de ataque foi adoptado cedo principalmente quando o UH-1D se tornou no UH-1H, o HueyCobra tornou-se no AH-1G. A Bell construiu cerca de 1.116 AH-1G para o exército americano entre 1967 e 1973, e os cobras voaram por volta de um milhão de horas operacionais no Vietname. Os AH-1 Cobras estavam em uso no exército durante a ofensiva do Tet em 1968 até ao fim da guerra. Durante a invasão de Granada o AH-1 deu apoio aéreo às operações dos Marines na ilha.

Durante a Guerra do golfo os Cobras e os SeaCobras foram empregues num papel de apoio. Aproximadamente 78 Cobras do Corpo de Fuzileiros Navais dos estados unidos voaram cerca 1.273 operações sem nenhuma perda em combate mas com uma perda que não foi em combate. Os cobras também foram empregues pela força aérea de Israel durante a guerra do Líbano em 1982 para destruir blindados e fortificações sírias. Os AH-1 da Força Aérea Israelita destruíram dúzias de blindados sírios incluindo o moderno tanque principal de combate russo, T-72. Os AH-1 Cobra continuam a operar de forma notável pelo corpo de fuzileiros navais dos estados unidos no Iraque. As razões dos marines em operar o AH-1 é que é mais simples de manter do que o AH-64 Apache.

Mono-Motor
· Model 209 – Protótipo original com trem de aterragem retráctil.
· AH-1G HueyCobra – Modelo inicial de produção do AH-1 para o exército os estados unidos com um motor 1.400shp Avco Lycoming T-53-13 turboshaft.
· JAH-1G HueyCobra – Um helicóptero para testar armamento
· TH-1G HueyCobra – Modelo do AH-1 para instrução, com duplo controlo, e dois assentos.
· Z.14 HueyCobra – Designação dada ao AH-1G pela marinha espanhola.
· AH-1Q HueyCobra – Equipado com o subsistema de míssil XM65 TOW/Cobra.
· YAH-1R – AH-1G movido por um motor T53-L-703.
· AH-1S – O modelo base do AH-1S é um AH-1Q melhorado com um motor 1.800shp T53-L-703. O AH-1S é também referido como um “AH-1S melhorado” ,“AH-1S Modificado”) ou “AH-1S (MOD) antes de 1988. Antes de 1988, todas as versões melhoradas foram referidas como versões do AH-1S.
· AH-1P- Modelo que conta com 100 helicópteros produzidos, com rotores compostos, tem o cockpit revestido em painel liso de vidro reforçado, e disposição interior optimizada para voos do tipo “nap-of-earth” (NOE). O AH-1P foi também conhecido como “AH-1S de Produção” ou “AH-1S (PROD) ”, antes de 1988. Estes aperfeiçoamentos são considerados como a 1ª etapa do programa de melhoramento do AH-1S.
em acabamento.................
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