
O A129 pode ser usado em reconhecimento armado, anti-tanque, apoio aéreo próximo, escolta e tem também capacidade anti-aérea. No papel anti-tanque o A129 pode carregar mísseis Hellfire ou TOW ou até uma mistura de ambos. O A129 também pode ser equipado com pods de foguetes não guiados 81 e 70mm e um canhão de 20 milímetros sobre o seu “nariz”.
Para desempenhar a função anti-aérea pode carregar mísseis Stinger ou Mistral. O A129 é equipado com sistemas que permitem a navegação em qualquer altura do dia e em quaisquer condições.
A Turquia anunciou em 30 Março de 2007 que decidiu começar negociações para adquirir 52 helicópteros A-129. Baseado no A129 International, vão ser montados na Turquia como T129. O negócio irá custar cerca de 3 bilhões de dólares ao governo turco. O T129 tem diversas melhorias bastante importantes em relação ao A129 que resultaram das exigências do exército turco.
· O número de mísseis Hellfire/TOW que o helicóptero pode carregar é de 12 sendo o número aumentado em 4 dos 8 originais.
· Motores LHTEC T800 mais potentes, aumentaram o tempo possível em que o helicóptero pode pairar no ar em 20%.
· Foram adicionados dois lançadores do míssil terra-ar Stinger de cada lado dos suportes (pode ser carregado um total de 4 mísseis)
· Um radar que pode identificar alvos no mar ou em terra num raio de 30 km.
Hoje em dia o exército italiano é o único operador do A129 e é equipado com as 45 versões do A129 Mangusta e fez um pedido para outras 15 do A129 International. A versão do Agusta A129 CBT (configuração de combate) no exército italiano é baseada no International, mas mantém os motores originais do Gem. Os primeiros A129CBTs foram entregues em Outubro de 2002. Em Janeiro de 2002 a foi concedido um contracto á AgustaWestland para produzir as primeiras 45 versões de A129 Mangusta ao padrão multi-papel do Agusta A129 CBT.
Modelos de Produção
· A129 Mangusta: Versão da produção original, movido por 2 motores Rolls-Royce Gem 2 Turboshafts.
· A129 International: Versão melhorada com 5 pás na hélice, canhão no “nariz” e capacidade de lançamento de mísseis Hellfire e Stinger.
· A129 CBT: Versão melhorada para o exército italiano que incorpora os mesmos avanços notados no A129 International mas mantém os mesmos motores Gem turboshaft. E o cockpit é mais simples que o do A129.
· T129: Novo helicóptero de ataque baseado no A129 International.
Modelos Propostos
· A-129 LBH: Um helicóptero utilitário de assalto com uma estrutura completamente diferente das versões originais do A129, com espaço para 8 militares em adição ao piloto e artilheiro (LBH significa Helicóptero ligeiro de campo de batalha).
· A129 Multi-Role: Versão proposta mas não construída.
· A129 Scout: Versão especializada em reconhecimento que foi proposta mas não construída.
· A129 shipboard: Versão naval proposta mas não construída.
· A129 Tonal: Em 1986 os governos da Grã-bretanha, Itália, países baixos e Espanha assinaram um consórcio para investigar uma versão melhorada do A129 chamado de helicóptero europeu conjunto Tonal. O Tonal tinha uns motores mais potentes, um novo sistema de rotor, trem de aterragem retráctil, sensores melhorados e melhor armamento. Entretanto o projecto desmoronou-se em 1990 quando a Grã-Bretanha e a Holanda preferiram optar pelo AH-64 Apache e a Espanha adquiriu o Eurocopter Tiger.
Operadores
· Itália/Exército Italiano - 56 A129
· Turquia/Exército Turco – 51 T129
Especificações
Performance
· Velocidade máxima: 294 km/h
· Raio de Acção: 560 km
· Tecto máximo: 4.725 m
· Razão de subida na vertical: 612m/min
Armamento
· Canhões: 1 de 20mm com 3 canos rotativos com 500 munições (tipo gatling)
· Foguetes: 4 pods com 38 foguetes de 81mm ou 76 foguetes de 70mm
§ Mísseis: 8 mísseis anti-tanque AGM-114 Hellfire ou BGM-71 TOW
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